E como um bom serviço contábil pode auxiliar nesse processo

Todo planejamento para ser efetivado precisa estar bem detalhado, montado e prescrito. Planejamento é sinônimo de controle e este no campo empresarial precisa estar sempre na mãos dos gestores da empresa. Para que esse trabalho personalizado venha ser bem sucedido, é extremamente importante que ele esteja na mão de um serviço de contabilidade, o motivo é que o acesso fundamental aos números e os estudos e planejamentos bem definidos por meio desse setor da empresa, é fundamental para que a gestão venha ter em mãos um planejamento especificado.

Dentro os número a serem estudados e que interferem na política de planejamento empresarial, se encontram os lucros, as idealizações financeiras, método de trabalho e tudo o que influi na forma que o seu produto se apresenta e o fluxo de vendas que ele vem tendo.

PRINCIPAIS INDICADORES DE PLANEJAMENTO

Lucratividade do negócio

Lucro líquido/Receita total x 100.

Para que esse cálculo seja feito, é plenamente necessário o acesso ao percentual total de lucro da empresa. Essa é informação é o mínimo que um gestor precisa para conhecer da parte financeira da empresa. Esse valor terá variáveis de acordo com o porte da empresa e todo o seu planejamento e movimentação financeira. Por isso, o serviço de contabilidade precisa ser acionado para esse estudo estar o mais próximo possível da realidade.

Crescimento mensal

Receita atual – Receita do mês anterior/Receita anterior x 100.

Como alertamos anteriormente, o lucro varia por determinados fatores e um desses fatores é o tempo. Período de entressafra ou de menor movimentação do seu público, pode gerar receitas mensais menores. Por isso que um balanço periódico (geralmente mensal) é necessário para conferir o aumento a diminuição do movimento financeiro da empresa, para que essa análise gere manutenção ou alteração de estratégia de vendas.

Conversão de vendas

Contrato fechado/clientes atendidos x 100

Nesse quesito você tentará achará o poder de fogo da sua empresa no oferecimento do seu produto ou serviço, achando porcentagem de conversão de interessados em clientes. Também será importante para analisar a gestão de marketing, comunicação e divulgação do seu produto. Necessariamente mexe com uma boa parte de departamentos da empresa.

Participação no mercado

Volume de vendas/Faturamento total e faturamento segmentado x 100.

É uma prática também denominada Market Share e consiste numa análise de mercado de forma ampla, que demonstra a atuação da empresa, se está sendo produtivo, ou não.

Produtividade

Produto gerado/recurso utilizado.

Pode ser estimada e calculada de forma ampla, ou seja, produção da empresa como um todo, ou de departamento por departamento, para ver se há algum departamento salvando ou engolindo o outro. Esse planejamento estratégico pode, também, identificar o departamento que mais tem contribuído para o sucesso ou fracasso da empresa e vice-versa.

Para o cálculo do planejamento, é divido produto gerado por recurso utilizado. .

Funcionários

Número de funcionários/período x 100.

Prática denominada Turnover, analisa o desempenho dos funcionários da empresa tanto como um todo quanto de forma departamental. Também analisa metas, motivações e prêmios a ser estipulados para os funcionários da empresa.