E faça com que o time da sua empresa persista focado

Costumeiramente acompanhamos expressões chamativas que despertam a nossa atenção como “chave para o sucesso” ou “receita para ser bem sucedido”, como se o sucesso fosse uma fórmula mágica aplicada por “A mais B”. Claro que essas estratégias podem ser muito importantes em determinados casos, mas não são uma regra. Agora, o que é regra é a importância de uma equipe estar inspirada e constantemente motivada em seu ambiente de trabalho.

A falta de inspiração de uma equipe em uma empresa pode colocar a perder até a melhor gestão empresarial ou planejamento estratégico e é por isso é muito importante se manter atento quanto ao material humano da sua empresa, já que a motivação e a inspiração resulta em produção.

Por isso, olhe nos olhos dos seus funcionários e os conheça a ponto de saber o que o incomoda e o que pode o motivar em sua empresa. O bem estar dele é fundamental para o coletivo, assim como a estrutura de cada departamento.

Siga esse artigo e confira os passos necessários para manter a equipe da sua empresa constantemente motivada.

1. Engaje a filosofia da empresa

A sua empresa tem um motivo para existir, e mesmo que esse motivo venha ser estritamente pessoal, ele possui algum fator de motivação, seja em sua história, devido a sua filosofia ou forma que foi montado. O que você precisa fazer então? Deixar esse fator de empatia acessível a sua equipe. A filosofia da empresa pode ser um fator direcional impecável para inspirar a sua equipe.

Como cantado por Raul Seixas na sua canção “Prelúdio”: “Sonho que se sonha só é sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”, então, faça com os sonhos da sua empresa venham a ser sonhados de forma coletiva, com toda a sua equipe sonhando juntos em busca da tão sonhada realidade.

2. Além da filosofia, valor

Filosofia é algo demasiadamente importante, e se não fosse nem encabeçaria a lista de fatores de inspiração, mas a filosofia sozinha não conduz a empresa. A estratégia de usar a filosofia como um auxiliador na motivação dos funcionários da sua empresa adentra o campo da empatia, ms os valores é que movem o campo do projeto profissional.

O reflexo desse valor sempre precisará, também, estar acampado no valor financeiro desembolsado, por isso, os funcionários vão precisar estar sempre valorizados financeiramente, com salários e benefícios em dia. E isso tudo faz parte da sua organização como gestor. A contabilidade da empresa em seu planejamento de gestão é fundamental para o sucesso desse setor.

Converse com seus funcionários e procure dicas que eles possam dar para o relacionamento e os desempenhos da empresa. Os valores da empresa continuam rotativos e a formação de funcionários é um grande reflexo nessa atuação.

3. Atenção ao ser humano

A sua empresa é importante, sim. E o principal motivo da sua empresa ser importante é o fato de que você é extremamente importante. Pessoas são mais importantes, pois são pessoas e consequentemente fazem o mecanismo empresarial gerar, e não o contrário.

Logo, ao estimular e incentivar o funcionário não os faça a fim de barganhar, mas torne a reciprocidade um processo natural em sua empresa. O ambiente empresarial precisa ser agradável e isso ocorre automaticamente com um bom relacionamento pessoal.

Seja um parceiro no trabalho, claro que sempre dosando o profissional do pessoal, mas seja u bom gestor de pessoas nesse processo.

4. Crie desafios

Se sua equipe está na Zona de Conforto, o ambiente de trabalho é bom, os funcionários estão satisfeitos com suas condições de trabalho, todos tem a oportunidade de crescer e etc., isso pode gerar falta de motivação dentro da empresa. Essa é a hora de criar desafios para motivar sua equipe.

Por mais que uma empresa ande bem, ela nunca deve se acomodar e fazer com que seus funcionários percam o gás.

Mostramos algumas dicas de como motivar sua equipe e aumentar o seu entusiamo, mas existem outras. De toda forma, a inspiração é um combustível fundamental para que sua empresa trace uma rota de sucesso.